COMO NAVEGAR NA INTERNET E PESQUISAR NO GOOGLE PELO TERMINAL LINUX
Apesar da interação com o terminal no Linux não ser mais algo obrigatório para usar as distribuições há muito tempo, o terminal é a ferramenta preferida de usuários mais avançados, especialmente profissionais na área e esse interesse acabou gerando inúmeras ferramentas interessantes, hoje você vai conhecer uma delas.
É comum pensarmos em “Google Chrome”, “Firefox”, “Opera”, “Safari”, e outros, quando falamos em “navegadores de internet”, porém, o que esses softwares mais complexos fazem, podem ser feito de forma simplista (é claro) através do terminal Linux.
Curiosamente existem várias opções para se navegar na internet ou pesquisar no Google usando o terminal, como Lynx e o Googler, o primeiro um navegador, o segundo, uma ferramenta para fazer pesquisas, porém, eu vou te apresentar o links2, uma navegador em modo texto, que dos que eu conheço, é o que eu considero mais fácil de se utilizar.
PESQUISANDO NA INTERNET COM O LINKS2
O primeiro passo é instalar a ferramenta. O link2 está nos repositórios padrões das distros, no Ubuntu, Debian, derivados e semelhantes, você pode instalá-lo facilmente usando o comando:
sudo apt install links2
Uma vez instalado, o funcionamento é simples, basta informar ao links2, qual o site que você deseja acessar, como por exemplo o Google. No terminal digite:
links2 www.google.com
Ao fazer isso você acessará o Google e poderá usar o teclado para navegar entre todas as opções do site de forma relativamente simples e claro, fazer pesquisas:
Dá até pra ler os posts do blog:
O links2 tem também vários menus para facilitar o seu acesso ao recursos do navegador, ao pressionar a tecla “ESC” você terá acesso ao menu do navegador, por ele você pode ir para uma site em específico, basta digitar o endereço desejado:
É uma ótima ferramenta para quem passa o dia no terminal ou se vê numa situação onde apenas o terminal está disponível.
Faça um teste e brinque um pouco com ele, tenho certeza de que vai achar interessante! ????
Ajude o blog compartilhando este artigo e até a próxima!
Fonte:tcxsproject




Comentários
Postar um comentário